Rapa Nui, a primeira escola de música 100% sustentável no Chile
O arquiteto americano Michael Reynolds mais conhecido como o “Guerreiro do lixo” criou um método construtivo, Earthship Biotecture, baseado na construção sustentável, utilização de materiais reciclados e autossuficientes.
O arquiteto chegou a Ilha de Pascoa no final do ano passado para iniciar a primeira parte da construção da escola de músicaa 100% sustentável.
Esta é a segunda obra do arquiteto na América Latina, a primeira foi a “Nave Tierra” no Ushuaia, Argentina.
A escola a princípio era em espaços provisórios que não cumpriam as condições devidas para a realização das atividades cotidianas. O projeto se iniciou com a ONG Toki, fundada pelos pascoenses, a pianista Mahani Teave e pelo construtor Enrique Icka, responsável pela doação do terreno.
Também conta com o apoio da prefeitura da Ilha de Pascoa, com 70 voluntários de diversos países, que ali chegaram com Reynolds e mais 80 voluntários nativos, que têm a oportunidade de aprender o método do arquiteto e utilizar nas próximas construções, além de serem responsáveis pelas outras fases do projeto.
O projeto é baseado em uma flor, feito pelo arquiteto em outros lugares com a mesma característica climática, é basicamente uma planta octogonal com salas multiuso, recepção, cozinha e banheiros.
A primeira etapa terminou o ano passado, a segunda fase está sendo realizada, a terceira e ultima está prevista para ser entregue no final de setembro deste ano.
A construção da escola Rapa Nui foi feita quase completamente com materiais reciclados.
Com o turismo e o crescimento desordenado, o lixo era um problema na Ilha. Combinados com cimento, as garrafas pet, garrafas de vidro e latas servem de tijolo, os pneus preenchido com terra são as estruturas.
Captação de água da chuva permitem que seja reutilizada outras vezes com tratamento de células botânicas, a energia é obtida através de placas fotovoltaicas.
Materiais reutilizados e elementos sustentáveis utilizados na escola Rapa Nui:
Pneus: cheios de terra como suporte estrutural da construção. Além disso, eles atuam como isolamento térmico;
Papel: reutilizado, também funciona como isolamento térmico;
Garrafas de vidro e plástico: são utilizadas como tijolos, além de permitir a entrada de luz natural e manter uma temperatura agradável no interior do edifício;
Latas de alumínio: também utilizadas como tijolos;
Galões: para armazenar água da chuva;
Células botânicas: filtra a água;
Placas fotovoltaicas: energia limpa para alimentar as lâmpadas e bombas para circulação da água.
Imagens: Earthship
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários